Usinas de Reciclagem

Concepção, planejamento, execução, construção, operação e manutenção de usinas de reciclagem.

Usinas de Reciclagem ou Recicladoras, são centrais que fazem a transformação de resíduos em matéria prima secundária para que esta possa ser utilizada pela setor produtivo novamente na fabricação de produtos.

A implementação de uma Usina de Reciclagem começa com o seu planejamento. Primeiro é necessário saber qual a quantidade e o tipo de resíduo que se pretende processar, analisar o mercado para identificar os produtos que devem ser fabricados a partir dos resíduos e assim possibilitar a viabilização econômica dessas centrais. Se no mercado local houver uma demanda específica por algum produto que possa ser fabricado a partir do tratamento de resíduos, o processo pode ser adaptado para tal fim. Essa fase deve ser planejada e discutida através da elaboração de um Plano de Negócio. Para saber mais sobre o processo de reciclagem assim como alguns exemplos práticos de aplicação, visite o Portal Resíduos Sólidos.

Depois da concepção, vem a escolha das melhores máquinas e equipamentos, e também a hora da elaboração do projeto executivo, onde serão detalhados todos os investimentos necessários, o cronograma da construção do projeto, a planta da usina, entre outros. Aqui é interessante conhecer a eficiência de processamento e  viabilidade técnica e econômica de tecnologias nacionais e internacionais.

A etapa seguinte é a construção do projeto. Engenheiros e profissionais experientes garantem que depois de construída, a usina faça exatamente aquilo para que foi projetada. Na assinatura de contratos, as empresas precisam provar a correto funcionamento das centrais.

Por fim, é hora de qualificar e treinar os funcionários que irão trabalhar na usina. Esse treinamento vai dos operários de máquinas até a gestão do projeto, onde os administradores conhecem exatamente o mercado onde irão atuar, com seus clientes e fornecedores.

A EnviTeSB – Environmental Technology Solutions Brasil LTDA está apta a trabalhar em todas as fases de projetos para a implementação de Usinas de Reciclagem de plásticos, pneus, vidros, papel, resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, resíduos da construção civil, fios elétricos, entre outros.

Para evitar riscos e prejuízos desnecessários, recomendamos começar com a elaboração de um Plano de Negócio. Entre em contato por email descrevendo a cidade e o tipo de empreendimento em que pretende investir para receber uma proposta. Se preferir, podemos entrar em contato por telefone ou vídeo conferência para esclarecer as primeiras dúvidas gratuitamente.