Usina de Triagem

Usina ou central de Triagem

A possibilidade de processamento de resíduos só começa após um sistema eficiente de triagem e separação dos resíduos. Quanto mais separados estão os resíduos, maior valor de mercado os mesmos possuem.

A Usina de Triagem, também conhecida como Central de Triagem é o local onde ocorre a separação dos resíduos sólidos. Essa separação pode ser feita totalmente manual ou automaticamente, ou mesmo semi-automática.

Para que qualquer tratamento de resíduos sólidos tenha êxito, é necessário separar o mesmo considerando suas características físico-químicas. Quanto mais bem separado esses resíduos, maior o seu valor agregado. Além disso, é somente a partir da capacidade de triagem de resíduos em um município ou empresa, é que podemos dimensionar as usinas de reciclagem, de biogás, compostagem ou aterros sanitários.

Sensores em uma central de triagem na cidade de Bremen Alemanha

Sensores em uma central de triagem na cidade de Bremen Alemanha

Em muitos processos de tratamento, a viabilidade técnica do projeto, ou seja, se dá pra construir a central ou não  depende basicamente desse fator. Assim não dá pra construir uma central de reciclagem de plásticos que estejam misturados com vidros ou qualquer outro resíduo, e assim por diante. No caso dos resíduos orgânicos, quanto mais a matéria orgânica esta pura, ou seja, sem materiais inorgânicos como vidros, plásticos, metais, … mais eficiente é a geração de biogás  Certo materiais, como pilhas, podem até “envenenar” o biodigestor e dessa forma quase anular o processo de geração de biogás.

Para saber como a usina funciona, conheça a Central de Triagem de Bremen, na Alemanha.

Para evitar riscos e prejuízos desnecessários no seu projeto, recomendamos começar com a elaboração de um Plano de Negócio.

A EnviTeSB – LTDA – Environmental Technology Solutions Brasil está apta a trabalhar da concepção a construção e operação de uma Usina de Triagem, seja ela manual, semi-automática ou totalmente automática.

Entre em contato através do email projetos@envitesb.com descrevendo a cidade onde pretende investir para receber uma proposta. Se preferir, podemos entrar em contato por telefone ou vídeo conferência para esclarecer as primeiras dúvidas gratuitamente.