Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira estabelece os princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão integrada e gerenciamento dos resíduos sólidos e, principalmente, define a responsabilidade de cada ente no ciclo de vida de cada produto e, por fim, determina os instrumentos econômicos aplicáveis.

Entre os principais instrumentos da Lei 12.305/2010 destacam-se os Planos de Resíduos Sólidos para o setor público, como fator condicionante para os Estados e Municípios brasileiros continuarem a ter acesso a recursos da União destinados ao setor. Os Estados precisam de Planos Estaduais de Resíduos Sólidos e os municípios de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Em geral, os Planos de Resíduos Sólidos são elaborados através de processos participativos onde em uma primeira fase, é feito o diagnóstico do Estado ou Município e dos resíduos sólidos. Na segunda fase, são apontados soluções para o setor, baseado no diagnóstico estudado. Para realizar tais trabalho, é necessário conhecer metodologias de diagnóstico e tecnologias internacionais para o tratamento de resíduos.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira – Lei 12.305/2010

A EnviTeSB LTDA – Environmental Technology Solutions Brasil oferece seus serviços para o trabalho de elaboração de Planos Estaduais de Resíduos Sólidos ou Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para municípios brasileiros, podendo trabalhar de forma integrada diretamente com empresas já contratadas ou diretamente para o setor público, qualificando e treinando os profissionais que depois de elaborado o Plano, ficarão responsáveis pela Gestão de Resíduos Sólidos do Município. No nosso trabalho, garantimos a aprovação do Plano pelo órgão responsável.

Entre em contato através do email consultoria@envitesb.com descrevendo o Estado ou Município onde se pretende elaborar o Plano.